A 3º edição do recém nomeado Curso Vito Giannotti de Comunicação Popular do Paraná reuniu diferentes experiências de comunicação. Na tarde do dia 15, os participantes puderam optar por participarem de oito oficinas que reuniram algumas dessas diversas práticas. Confira algumas delas:
>> Jornal Comunitário
A oficina de Jornal Comunitário debateu com os participantes o modo como acontece a cobertura de grandes veículos de comunicação.
>> Rádio Comunitária
A oficina de rádio comunitária propôs que os participantes ajudassem a pensar um roteiro de produção radiofônica popular, que refletisse a realidade da população.
>> Muralismo e pintura em faixas
Durante oficina, os integrantes da atividade ajudaram a construir um mural, através de atividade prática. O resultado do trabalho ficou bem maneiro! Dá uma conferida:
>> Estratégias de Mobilização e viralização de conteúdos na internet
As estratégias para a publicação de conteúdos nas redes sociais e para a mobilização social foram discutidas na oficina de Internet ‘Estratégias de mobilização e viralização de conteúdos’. A necessidade de adequar a linguagem à rede foi um dos apontamentos.
>> Audiovisual
O pessoal do Gesto de Cinema (Curitiba) e do Cine Sol (Mandirituba) contribuiu com o 3º Curso de Comunicação Popular através da oficina de Audiovisual.
Antes visto somente nas telas do cinema ou em televisões, os filmes agora entram também na internet. Com a facilidade dos celulares com câmera, é possível que mais pessoas possam criar suas próprias obras.
>> Fotografia
O registro da luta de movimentos sociais aliado à arte também foi tratado durante oficina.
>> Serigrafia e estêncil
Importante técnica que pode ser utilizada também nas lutas sociais, o estêncil utiliza poucos materiais para ilustrar demandas, críticas e anseios.
>> Teatro do Oprimido
A oficina mostrou que a expressão corporal pode e deve ser utilizada como ferramenta para comunicarmos nossas mensagens.