Pés no chão e mídias na mão: estratégias de comunicação e ação política  

O 3° Curso de Comunicação Popular do Paraná será realizado entre os dias 14 e 16 de agosto, em Curitiba-PR, na sede da APP-Sindicato. O evento mobilizará organizações populares, sindicais, estudantes, professores, lideranças comunitárias, ativistas culturais, midialivristas e demais pessoas interessadas em fortalecer a comunicação popular enquanto ferramenta de luta da classe trabalhadora no Estado. O curso prevê momentos de reflexão com especialistas de diversas partes do País, trocas de experiências e práticas desenvolvidas Brasil afora no campo da comunicação popular, oficinas e atividades culturais.

A comunicação é essencial para a emancipação humana e a liberdade de expressão se exerce atualmente pela mediação necessária dos meios de comunicação. Em tempos de retrocessos de direitos, de criminalização das organizações sindicais e dos movimentos sociais e de avanço de pautas conservadoras, é fundamental a construção de momentos de reflexão coletiva sobre a comunicação popular como instrumento de ação política. Afinal, a prática da comunicação popular é essencial para a garantia de narrativas plurais e para o fortalecimento da democracia.

A primeira edição do Curso de Comunicação Popular do Paraná foi realizada em maio de 2012, a segunda etapa em novembro de 2013. Ambas edições tiveram diversidade de público, rica qualidade de debates e trocas de experiências. Na edição deste ano, a proposta da formação é compreender não só as formas de comunicação que têm como suporte uma mídia, mas também as expressas pelo corpo, pelas artes.

Proponentes
A ação é construída por um conjunto de movimentos sociais e organizações do campo popular e sindical que compreendem a necessidade do fortalecimento e ampliação das práticas de comunicação popular no Estado. São elas: Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo (Cefuria), Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR), Levante Popular da Juventude Paraná, Frente Paranaense pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão (Frentex-PR), Jornal Brasil de Fato-PR, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Central Única das Trabalhadores (CUT-PR), Sindicato dos Empregados em Estabelecimento Bancários de Curitiba e Região, Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (SINPAF/Floresta), Rede Livre e Soylocoporti.

.:: OBJETIVOS ::.

Geral
Instrumentalizar os/as participantes para que tenham ferramentas teóricas e práticas para elaborarem estratégias de comunicação nos seus espaços de atuação, com foco na luta política para a conquista de direitos.

  • Específicos
    Avançar na articulação/organização para a produção de comunicação popular e alternativa, em geral;
  • Fortalecer as experiências de comunicação popular no estado do Paraná;
  • Diferenciar conceitos que permeiam o campo da comunicação e situar comunicação popular neste campo;
  • Situar a comunicação popular dentro do debate da democratização dos meios de comunicação, ou seja, situar o contexto em que também precisamos disputar o espaço da comunicação popular: 1) comunicação pública, 2) comunicação estatal e 3) comunicação privada;
  • Debater sobre rádios comunitárias, rádios livres, TVs comunitárias, Internet e convergências de mídia;
  • Proporcionar diálogo com outras linguagens: grafite, estêncil, teatro, música, dança, etc.